terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mídias Contemporâneas

Resumo
As mídias sociais vêm desenvolvendo um papel crucial nos meios de comunicação pessoais e profissionais, apontando fortes influências na discussão de uma compra, comportamento, localidade e emprego.
No mundo corporativo, por exemplo, o uso das redes sociais promovem meios de interação com internautas e servem como o ponto- senão crucial - para a propaganda de algum produto ou campanha.
OS modos de abordagem tem um leque abrangente de áreas e figuras de linguagem para prender o público alvo, podendo ter conteúdo apolínio, ou seja, emotivo, ou Dionísio, mais objetivo.
Além do marketing, as empresas também investigam o candidato antes de convida-lo para entrevista, verificando o seu tipo de feed e experiência através de perfis online, se o candidato possuir um.
No campo pessoal, os usuários podem ter mais praticidade e rapidez através da internet, seja comprando algo ou se informando sobre alguma notícia recente.
O trabalho sobre mídias contemporâneas procura explicar como esse processo funciona em nossa sociedade e também mostra como, cada vez mais, estamos vinculados às redes sociais e sua interação.
Palavras-Chave: Mídia - Redes Sociais - População - Internet - Mundo - informação - Trabalho - Influências - Interação - Atualidades



















Conceito e Desenvolvimento
Os meios de comunicação não são uma invenção moderna ou atual, o primeiro meio de comunicação foi a cerca de 20 mil anos, na pré-história onde os homens desenhavam símbolos nas rochas, demonstrando seu cotidiano e formas de caça e sobrevivência. A Comunicação sempre foi essencial, uma necessidade de interagir com o mundo que nos rodeia permitindo que as pessoas troquem experiências e ideias, expressar seus sentimentos e adquirir conhecimentos. A popularização da Internet ocorreu na década de 90, e a partir daí ela nunca mais parou de evoluir, hoje o mundo é todo conectado e cercado por informações online, fatos, notícias, novidades, onde apenas um clique já te deixa por dentro de tudo.
Assim contribui muito com todo tipo de segmento, podemos comprar produtos online, pagar contas, divulgar algo novo, entre outros. Celulares com aplicativos cada vez mais modernos que impressionam qualquer consumidor, além das mensagens instantâneas que já são mais conhecidas, podemos fazer chamadas de vídeo, áudio, compartilhar arquivos, previsão do tempo, localização, etc. Uma bela ferramenta de entretenimento e trabalho que é capaz de aumentar a capacidade de produção com mais praticidade.
Empresas de pequeno e grande porte apostam grandemente em redes sociais, e com apenas um “curtir” o conectado/consumidor fica atualizado em promoções, inovações e alguma informação que a empresa deseja compartilhar, e desse modo ela fica cada vez mais popular aumentando seu lucro e adquirindo credibilidade no mercado. Mídia contemporânea sempre vai investir em tecnologia, deixando as pessoas que a utilizam surpreendidas e querendo sempre mais.
Outro ponto é a manipulação, a influência que a mídia pode causar na vida de um ser, podendo garantir um futuro de sucesso, ou ridicularizar sua vida pessoal ou carreira, fazendo de sua imagem algo de chacota na Internet e em outras mídias. Sabendo usar a mídia com qualidade, as pessoas passam a ser admiradas e servem como bom exemplo.

Mídias contemporâneas e sua faixa etária

O desenvolvimento e criação de novas tecnologias decolam de forma significativa a utilização das redes sociais principalmente entre jovens, que cada vez mais se tornam “dependentes socialmente” destas. Consequentemente, o mercado se desenvolveu para auxiliar e atender essa neocultura. Cada vez maior, as redes sociais tentam trazer o que há de importante na internet, como por exemplo, cursos 24 horas de acordo com o perfil de cada usuário. Hoje elas são muito mais que meio de comunicação entre duas pessoas. A mídia eletrônica vem substituindo a mídia tradicional e as redes sociais contribuem bastante para que isto ocorra. A depender do tipo de organização, ações de marketing voltadas para redes sociais são indispensáveis para a manutenção da organização no mercado, fora a sensação de liberdade que essas ferramentas propõem, claro, com bom senso de uso.
As redes sociais são uma importante fonte de informações que vêm antes de tomar uma decisão sobre a contratação de um produto ou serviço, criando uma ferramenta importante para influenciar o consumidor.
No campo corporativo elas são uma importante janela na Internet, a que pode parar de milhões de usuários. Isso mostra a importância especial da legislação do consumidor e publicidade cujo cumprimento é de extrema importância. Em outras ocasiões, as empresas usam redes sociais como uma plataforma de vendas que exige o cumprimento das obrigações para fornecer para a regulação do comércio eletrônico e, quando do cliente, adequadas, cuja regulamentação está pendente.
Segundo pesquisas realizadas pelo Núcleo Jovem da Editora Abril.
““O jovem tem uma relação intensa com as redes sociais”. Elas fazem parte de sua vida e relacionamentos sociais. 10% ou mais deles afirmaram que não conseguiriam ficar sem acessar as redes, cerca de 10% só conseguiria ficar desconectado por um dia e 20% só ficaria off-line no final de semana.
As redes sociais são importantes para os jovens, pois lá eles se atualizam e interagem. As redes sociais preferidas dos jovens são o Twitter, que está na frente para os jovens, inclusive no uso para se relacionar com marcas e empresas; o Facebook é a rede dos aplicativos e jogos, já o Orkut faz mais sucesso entre os de menor idade para postar fotos, vídeos e mensagens particulares. O Facebook é usado para as mesmas atividades, porém pelos mais velhos. Quanto à privacidade, os jovens não estão seguros em divulgar algumas de suas informações, mesmo no caso de cadastros e compra de créditos para jogos.
Os temas mais buscados pelos jovens segundo a pesquisa são: música, entretenimento e jogos. Já os mais velhos buscam temas como computadores e internet, além de ciências e história. Entre 18 e 24 anos os jovens buscam ler notícias e informações, compartilhar e indicar links e postar mensagens particulares. Os mais jovens curtem mais os aplicativos e games.”
 “Com o objetivo de ter maior aproximação com a população, expor suas atividades, opiniões e debates, os políticos utilizam cada vez mais as redes sociais. Nas eleições de 2014 a influência das redes para os eleitores será bem maior, já que o total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. De ano para ano o crescimento é de aproximadamente 15%.”
 Mas não basta apenas ter um perfil nas redes sociais, pois são apenas ferramentas. É o que diz o consultor político e especialista em marketing político e eleitoral, Leopoldo Veiga Jardim. Ele explica que o grande resultado para se obter resultado não está nas ferramentas e sim na estratégia utilizada para que o amigo virtual torne-se de fato um eleitor real.
"O grande segredo está em gerar vínculos, relacionamentos e para isso um plano estratégico deve ser elaborado por um profissional, que além de comandar a campanha digital e reputação pessoal”.
 As redes sociais atualmente são meras ferramentas. O segredo é como usá-las estrategicamente para fins pessoais e até profissionais, gerando vínculos, relacionamentos e até elaborar campanhas digitais.
Nas redes sociais como Twitter vê-se o reflexo da rotina nos tipos de comentários feitos pelos usuários, como por exemplo, sobre o programas, trends mais populares, celebridades, web e televisão. Dar a importância devida aos meios de comunicação é de suma importância. Diversas empresas já incluíram em sua rotina sondar o que falam de sua marca ou de determinado produto em redes sociais. Por essa razão, administrar bem e de forma harmoniosa suas redes sociais é crucial.
O lado negativo
O lado negativo desta nova cultura social é o curto espaço em que se tornam cada vez mais comuns, questões como bullyng que está sendo discutido há um bom tempo e, um dos mais cursos 24 horas importantes, a alta velocidade da propagação de informações que por diversas vezes foram criadas de forma errônea ou até mesmo mal interpretada e posteriormente divulgadas, podendo chegar a um público bastante considerável. Uma preocupação do desenvolvimento dessas redes sociais são os crimes virtuais, principalmente com as crianças. Uma pesquisa feita pela Universidade de Navarra, na Espanha, em parceria com a Fundação Telefônica, destacou que 46% dos 4.205 jovens brasileiros de 6 a 18 anos entrevistados em São Paulo reconhecem que os pais não perguntam sobre os sites que eles acessam e 60% dizem já terem encontrado com um amigo que conheceram na web.
Mídias contemporâneas e as empresas
Hoje em dia, as empresas querem ir além do relacionamento com seus clientes e apostam nas redes sociais como ferramenta de venda. Navegando pelo Facebook, por exemplo, é possível comprar de tudo: de panos de prato personalizados a equipamentos para pesca. A variedade de produtos fica distribuída entre milhares de “lojistas”, que se organizam de maneiras diferentes.
Novidade no Instagram


Descoberto por lojas de diversos segmentos, principalmente de vestuário, calçados e acessórios, o Instagram também ganhou uma plataforma para estimular as vendas. De forma pioneira a startup Arco desenvolveu uma sistema onde o cliente faz aquisições sem precisar sair da rede. A transação pode ser finalizada quando o consumidor comenta “comprar” em uma das fotos das lojas cadastradas. Para comprar ou vender, no entanto, é preciso que lojista e cliente se associem ao sistema Arco tanto o perfil no Instagram quanto suas contas no Paypal. A compra facilitada ocorre porque o sistema liga automaticamente as contas do Paypal dos clientes às das lojas. Destaco 10 grandes empresas que apostam no twitter:

10 grandes empresas que usam o Twitter
Dell e Starbucks
As duas empresas utilizam o twitter para manter seus clientes informados sobre ofertas, promoções e lançamentos.
ComCast e JetBlue
Fazem do twitter uma espécie de SAC. Não é exclusivo mas oferece uma alternativa de suporte ao cliente.
South West Airlines e Whole Foods
Se aproximam dos clientes através do twitter, participando ativamente de discussões.
Ford e Samsung
As duas empresas aproveitam o twitter para publicar novidades sobre a empresa e produtos, embora o profile da Ford pareça estar abandonado.
Kodak
Já a Kodak usa o twitter para promover o blog da marca, divulgando e discutindo os posts com os seguidores.
Forrester Research
O twitter da Forrester é uma alternativa para quem quer se manter atualizado sobre as discussões mais quentes no site da empresa.
Aplicativos de pesquisa para celular ganham mercado
Estudos mostram que mecanismo de busca conhecidos estão perdendo lugar para programas que tem a mesma função em smartphones e tablets. A Google ainda mantém a hegemonia com mais de dois terços desse ‘mercado, segundo do Pew Research buscas e E-mails correspondem a 92% das atividades na rede social.
São mais de 2 milhões de aplicativos de dão corpo a indústria de dispositivos móveis, a mudança no comportamento do internautas que estão trocando uma busca globalizada pela pesquisa de nichos.
Os usuários buscam aplicativos para focar nas buscas específicas, 84% do uso do celular são representados pelos Apps.


Marketing Mobile

Utilizado para definir ações de marketing através de celulares ou dispositivos móveis, permitindo a interação do consumidor com as marcas em qualquer momento e em qualquer lugar, hoje estar online não significa estar em frete ao computador.

85% preferem ficar sem água a ficar sem Apps no celular
A pesquisa indica que 72% dos usuários de smartphones utilizam pelo menos 10 aplicativos por dia, enquanto 2% afirmam utilizar mais de 50.

Operadoras de celulares
Mesmo sem ter um smartphone é possível atualizar as informações na maioria das redes, operadoras de celulares já tem um sistema de SMS para atualizar a sua página na rede social, é só enviar a mensagem para um número específico, e ela aparecerá atualizada em sua rede social.
Código QR
É um código de barras bidimensional que pode ser interpretado por celulares equipados com câmera. Esse código pode ser convertido em texto, número, URI, etc.
Os códigos são comuns em propagandas, cartões de visita e revistas, pois ajudam a inserir dados para facilitar a interação do consumidor com a marca.

A importância da Internet para a Sociedade Contemporânea

A partir do ano de 2000, a Internet tornou-se algo fundamental e de grande importância para o dia-a-dia da população brasileira e mundial. As grandes massas passaram a importar tudo o que era manual para o virtual.
De uma forma assustadora, tudo o que antes era demorado, cansativo e trabalhoso, passou a ser resolvido em apenas alguns cliques.
É estranho imaginar que há 13 anos, vivíamos de uma maneira completamente diferente, considerada "arcaica" pela nova geração, porém em um piscar de olhos tudo se transformou. Cartas deram lugar aos e-mails, telefones e bips deram lugar aos celulares e chats de conversas on-line, a comunicação social e interpessoal, passou a ser substituída pelas redes sociais onde as pessoas expressam suas opiniões, compartilham informações e até mesmo iniciam suas vidas amorosas.
Sem dúvidas, a Internet é indispensável nos dias de hoje, o trabalho, o estudo e a "vida" estão dentro de uma simples máquina, que indubitavelmente facilitou muito o cotidiano de todos. Há quem diga que a Internet individualizou cada ser humano, tornando-os mais frios em diversos aspectos, até mesmo viciados. Mas segundo grande parte dos usuários, a Internet possui mais benefícios do que desvantagens.
A Internet também trouxe novas descobertas, além de ser uma fonte de conhecimento, passou a ser um verdadeiro shopping virtual, hoje grande parte dos usuários adquirem os mais diversos produtos através dela. Roupas, calçados e até equipamentos eletrônicos, oferecendo grande conforto e rapidez para quem não tem tempo de sair e fazer suas compras.
Além disso, ela não poderia deixar de oferecer entretenimento, hoje é possível assistir e gravar filmes e séries, jogar vídeo games ouvir e baixar músicas de uma maneira fácil rápida, substituindo os famosos e "antigos" CDs.
Portando, o uso da Internet tornou-se muito importante para a sociedade contemporânea, seus adeptos cresceram e crescerão cada vez mais, pois sua utilização nos dias atuais é útil e preciso para a realização das mais diversas tarefas, conectando nações e pessoas de uma maneira rápida e eficaz.

A influência das redes sociais no ambiente corporativo
Podemos notar que a Internet está se tornando cada vez mais colaborativa e o atual ambiente de encontro entre as pessoas migrou para era digital.
Sabemos que este novo veículo nos possibilita descobrir infinitas novidades, conhecer diversas culturas e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo em tempo real, apesar de suas centenas de qualidades a Internet também pode ser crucial para os internautas, principalmente no âmbito corporativo.
Atualmente existem diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outros), um candidato a uma vaga de emprego deve tomar muito cuidado com o que é divulgado em seu perfil, pois, geralmente antes de convidar um candidato para uma entrevista pessoalmente o entrevistador busca nas principais redes sociais descobrir qual é o perfil daquele candidato e sua conduta, quais seus hobbies e preferencias para que ao entrevista-lo possa analisar se tudo que foi dito realmente é verdade. O mesmo pode acontecer com um profissional que em um momento de estresse posta uma reclamação das atividades que executa na empresa ou em um momento de descontração posta uma foto em horário de trabalho, essas atitudes devem sempre ser pensada antes que cause algum prejuízo a si próprio.
É importante estar ciente que muitas vezes gestores estão de olho nas redes sociais de seus colaboradores e algo que ofenda a moral da empresa ou do gestor pode causar até uma justa causa dependendo do que é publicado.
Existe uma rede social própria para perfis profissionais e que atualmente está em alta, o Linkedin é uma rede social com fonte de pesquisa muito útil. Usada para pesquisar pessoas que farão parte da sua seleção ou até para encontrar profissionais que já trabalharam com você e vão participar da entrevista. Porém, não cometa o erro de enviar um convite pelo Linkedin para pessoas que você pesquisou. Esse tipo de atitude afeta negativamente o seu processo de recrutamento.
Pesquisa indica que falar sobre política, publicar fotos sensuais ou fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira" podem prejudicar relações no trabalho.
O site IG convidou alguns especialistas para informar o que deve-se evitar postar nas redes sociais para preservar a vida pessoal e o emprego. Leia abaixo as 13 dias:
"- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser evitado quando colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. Ao criticar a empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o profissionalismo e a fidelidade à empresa.
- Não postar fotos sensuais
As fotos íntimas devem ser compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a imagem do profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta regra se aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da academia.
- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em risco o emprego do profissional e também algum projeto no qual a companhia esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras áreas. No entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta informação e a situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional assina um termo de sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não vaze assuntos confidenciais para concorrentes.
- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
Caso o trabalho não esteja diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente este for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o superior, para manter um diálogo transparente e não transmitir um sentimento de insubordinação ou até mesmo preguiça.
- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
O apropriado é que fotos que possam comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os amigos mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se possível, não se deixe fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais apenas alguns colegas de trabalho foram convidados.
- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social, tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente para compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário, pode-se forçar uma intimidade que não existe.
- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com colegas de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se possui muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura e crença de ninguém, o melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como religião ou política.
- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.
- Não cometer erros de português
O ambiente virtual permite que a linguagem seja mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável esquecer as regras gramaticais ou usar palavrões.
- Não falar mal de empregos e chefes anteriores
Esta atitude pode prejudicar o profissional futuramente.
- Mantenha sua identidade
Para finalizar, o uso moderado das redes sociais não pode significar a perda total da sua identidade nas ferramentas. Usar sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até beneficiar as relações profissionais."


Mídias e Mercado
"Possuir um site institucional nos tempos de hoje é o mínimo que uma empresa pode fazer para que o seu público a encontre. Porém, os tempos mudaram, e as ferramentas também. Sites são diferentes de redes sociais. Dificilmente alguém entra no site de uma marca todos os dias, já nas redes sociais, sim. Portanto, uma marca que quer ser lembrada precisa estar próxima do público, ou seja, nas redes sociais."
(Convertte web Intelligence)

Uma das marcas mais famosas e e interativas da internet é o Ponto Frio, que possui um perfil super interativo no twitter, no qual aumentou suas vendas em 1,5 milhões de reais no ano de 2012.

O social media da marca utiliza de vocabulários e acontecimentos momentâneos para promover links de produtos de forma espirituosa e divertida. *Segue em anexo exemplos que vou explicar na hora*

Com o enorme crescimento das redes sociais, mais especificamente twitter e Facebook, até as empresas mais fechadas e sérias estão aderindo ao perfil interativo e cômico, como por exemplo o Itaú.

De 2012 a 2013 o Facebook, como maior rede social do mundo, teve um crescimento de 13% no ano, em média de 47 milhões de usuários por dia e o twitter 40% no ano, somente contando computadores desktop, sem mobile, 15 milhões de usuários.


Conclusão
Concluímos que com avanço tecnológico a internet proporcionou a sociedade grandes conhecimentos culturais e diversão. Os jovens atualmente necessitam estar conectados com o mundo, buscar novas experiências, dialogar com os amigos, e de certa forma publicar fatos ocorridos durante o seu dia.
As redes sociais atualmente permitem diversão aos internautas, mas pode ser uma ferramenta negativa no âmbito profissional, cuidados devem ser tomados ao publicar fotografias, frases, compartilhamentos entre outros fatores que podem acabar ofendendo a gestão ou empresa onde o indivíduo trabalha ou deseja trabalhar.
Podemos observar que as empresas passaram a trabalhar com a divulgação nas redes sociais através do Marketing Digital possibilitando ao público um melhor relacionamento entre ambas as partes. Independente do ramo de atividade da empresa é notável a participação delas em meios de comunicação como Fan Page, Twitter, Instagram, LinkdIn, esse fato agrega para crescimento da empresa.
Comércios, bancos, fast food e outros buscam manter contato diariamente com seus clientes para melhorar a imagens e vantagens da empresa.














Referências bibliográficas:
http://vilamulher.terra.com.br/o-jovem-brasileiro-nas-redes-sociais-11-1-69-516.html
http://www.dm.com.br/texto/116270
Livros:
Cores na Mídia, Luciano Guimarães

Mídia e Cultura, Luciano Guimarães


Trabalho elaborado por:

Ana Flavia Miranda
Caique Viana
Gercy Melo
Gustavo Vendito
Henrique Caporal
Luana Araújo
Lucas Fais
Thiago Pomarico