Resumo
As mídias
sociais vêm desenvolvendo um papel crucial nos meios de comunicação pessoais e
profissionais, apontando fortes influências na discussão de uma compra,
comportamento, localidade e emprego.
No mundo
corporativo, por exemplo, o uso das redes sociais promovem meios de interação
com internautas e servem como o ponto- senão crucial - para a propaganda de
algum produto ou campanha.
OS modos de
abordagem tem um leque abrangente de áreas e figuras de linguagem para prender
o público alvo, podendo ter conteúdo apolínio, ou seja, emotivo, ou Dionísio,
mais objetivo.
Além do
marketing, as empresas também investigam o candidato antes de convida-lo para
entrevista, verificando o seu tipo de feed
e experiência através de perfis online, se o candidato possuir um.
No campo
pessoal, os usuários podem ter mais praticidade e rapidez através da internet,
seja comprando algo ou se informando sobre alguma notícia recente.
O trabalho
sobre mídias contemporâneas procura explicar como esse processo funciona em
nossa sociedade e também mostra como, cada vez mais, estamos vinculados às
redes sociais e sua interação.
Palavras-Chave: Mídia - Redes Sociais - População - Internet - Mundo -
informação - Trabalho - Influências - Interação - Atualidades
Conceito e Desenvolvimento
Os meios de
comunicação não são uma invenção moderna ou atual, o primeiro meio de
comunicação foi a cerca de 20 mil anos, na pré-história onde os homens
desenhavam símbolos nas rochas, demonstrando seu cotidiano e formas de caça e
sobrevivência. A Comunicação sempre foi essencial, uma necessidade de interagir
com o mundo que nos rodeia permitindo que as pessoas troquem experiências e
ideias, expressar seus sentimentos e adquirir conhecimentos. A popularização da
Internet ocorreu na década de 90, e a
partir daí ela nunca mais parou de evoluir, hoje o mundo é todo conectado e
cercado por informações online, fatos, notícias, novidades, onde apenas um
clique já te deixa por dentro de tudo.
Assim contribui
muito com todo tipo de segmento, podemos comprar produtos online, pagar contas,
divulgar algo novo, entre outros. Celulares com aplicativos cada vez mais
modernos que impressionam qualquer consumidor, além das mensagens instantâneas
que já são mais conhecidas, podemos fazer chamadas de vídeo, áudio, compartilhar
arquivos, previsão do tempo, localização, etc. Uma bela ferramenta de
entretenimento e trabalho que é capaz de aumentar a capacidade de produção com
mais praticidade.
Empresas de
pequeno e grande porte apostam grandemente em redes sociais, e com apenas um
“curtir” o conectado/consumidor fica atualizado em promoções, inovações e
alguma informação que a empresa deseja compartilhar, e desse modo ela fica cada
vez mais popular aumentando seu lucro e adquirindo credibilidade no mercado.
Mídia contemporânea sempre vai investir em tecnologia, deixando as pessoas que
a utilizam surpreendidas e querendo sempre mais.
Outro ponto é a
manipulação, a influência que a mídia pode causar na vida de um ser, podendo
garantir um futuro de sucesso, ou ridicularizar sua vida pessoal ou carreira,
fazendo de sua imagem algo de chacota na Internet
e em outras mídias. Sabendo usar a mídia com qualidade, as pessoas passam a ser
admiradas e servem como bom exemplo.
Mídias
contemporâneas e sua faixa etária
O desenvolvimento e criação de novas tecnologias decolam de
forma significativa a utilização das redes sociais principalmente entre jovens,
que cada vez mais se tornam “dependentes socialmente” destas. Consequentemente,
o mercado se desenvolveu para auxiliar e atender essa neocultura. Cada vez
maior, as redes sociais tentam trazer o que há de importante na internet, como
por exemplo, cursos 24 horas de acordo com o perfil de cada usuário. Hoje elas
são muito mais que meio de comunicação entre duas pessoas. A mídia eletrônica
vem substituindo a mídia tradicional e as redes sociais contribuem bastante
para que isto ocorra. A depender do tipo de organização, ações de marketing
voltadas para redes sociais são indispensáveis para a manutenção da organização
no mercado, fora a sensação de liberdade que essas ferramentas propõem, claro,
com bom senso de uso.
As redes
sociais são uma importante fonte de
informações que vêm antes de tomar uma decisão sobre a contratação de um
produto ou serviço, criando uma ferramenta importante para influenciar
o consumidor.
No campo corporativo elas
são uma importante janela na Internet, a que
pode parar de milhões de usuários. Isso mostra a importância especial da
legislação do consumidor e publicidade cujo cumprimento
é de extrema importância. Em outras ocasiões, as empresas usam redes
sociais como uma plataforma de
vendas que exige o cumprimento das
obrigações para fornecer para a regulação do comércio eletrônico e,
quando do cliente, adequadas, cuja
regulamentação está pendente.
Segundo pesquisas realizadas pelo Núcleo Jovem da Editora Abril.
““O jovem tem
uma relação intensa com as redes sociais”. Elas fazem parte de sua vida e
relacionamentos sociais. 10% ou mais deles afirmaram que não conseguiriam ficar
sem acessar as redes, cerca de 10% só conseguiria ficar desconectado por um dia
e 20% só ficaria off-line no final de semana.
As redes
sociais são importantes para os jovens, pois lá eles se atualizam e interagem.
As redes sociais preferidas dos jovens são o Twitter, que está na frente para
os jovens, inclusive no uso para se relacionar com marcas e empresas; o
Facebook é a rede dos aplicativos e jogos, já o Orkut faz mais sucesso entre os
de menor idade para postar fotos, vídeos e mensagens particulares. O Facebook é
usado para as mesmas atividades, porém pelos mais velhos. Quanto à privacidade,
os jovens não estão seguros em divulgar algumas de suas informações, mesmo no
caso de cadastros e compra de créditos para jogos.
Os temas mais
buscados pelos jovens segundo a pesquisa são: música, entretenimento e jogos.
Já os mais velhos buscam temas como computadores e internet, além de ciências e
história. Entre 18 e 24 anos os jovens buscam ler notícias e informações,
compartilhar e indicar links e postar mensagens particulares. Os mais jovens
curtem mais os aplicativos e games.”
“Com o objetivo de ter maior aproximação com a
população, expor suas atividades, opiniões e debates, os políticos utilizam
cada vez mais as redes sociais. Nas eleições de 2014 a influência das redes
para os eleitores será bem maior, já que o total de usuários segue uma
tendência constante de crescimento. De ano para ano o crescimento é de
aproximadamente 15%.”
Mas não basta apenas ter um perfil nas redes
sociais, pois são apenas ferramentas. É o que diz o consultor político e
especialista em marketing político e eleitoral, Leopoldo Veiga Jardim. Ele
explica que o grande resultado para se obter resultado não está nas ferramentas
e sim na estratégia utilizada para que o amigo virtual torne-se de fato um
eleitor real.
"O grande segredo
está em gerar vínculos, relacionamentos e para isso um plano estratégico deve
ser elaborado por um profissional, que além de comandar a campanha digital e
reputação pessoal”.
As redes sociais atualmente são meras
ferramentas. O segredo é como usá-las estrategicamente para fins pessoais e até
profissionais, gerando vínculos, relacionamentos e até elaborar campanhas
digitais.
Nas redes sociais como Twitter vê-se
o reflexo da rotina nos tipos de comentários feitos pelos usuários, como por
exemplo, sobre o programas, trends
mais populares, celebridades, web e televisão. Dar a importância devida aos
meios de comunicação é de suma importância. Diversas empresas já incluíram em
sua rotina sondar o que falam de sua marca ou de determinado produto em redes
sociais. Por essa razão, administrar bem e de forma harmoniosa suas redes
sociais é crucial.
O lado negativo
O lado negativo desta nova cultura
social é o curto espaço em que se tornam cada vez mais comuns, questões como bullyng que está sendo discutido há um
bom tempo e, um dos mais cursos 24 horas importantes, a alta velocidade da
propagação de informações que por diversas vezes foram criadas de forma errônea
ou até mesmo mal interpretada e posteriormente divulgadas, podendo chegar a
um público bastante considerável. Uma preocupação do desenvolvimento dessas
redes sociais são os crimes virtuais, principalmente com as crianças. Uma
pesquisa feita pela Universidade de Navarra, na Espanha, em parceria com a
Fundação Telefônica, destacou que 46% dos 4.205 jovens brasileiros de 6 a 18
anos entrevistados em São Paulo reconhecem que os pais não perguntam sobre os
sites que eles acessam e 60% dizem já terem encontrado com um amigo que conheceram
na web.
Mídias contemporâneas e as empresas
Hoje em dia, as empresas querem ir além
do relacionamento com seus clientes e apostam nas redes sociais como ferramenta
de venda. Navegando pelo Facebook,
por exemplo, é possível comprar de tudo: de panos de prato personalizados a
equipamentos para pesca. A variedade de produtos fica distribuída entre
milhares de “lojistas”, que se organizam de maneiras diferentes.
Novidade no Instagram
Descoberto por lojas de diversos segmentos,
principalmente de vestuário, calçados e acessórios, o Instagram também ganhou uma plataforma para estimular as vendas. De
forma pioneira a startup Arco desenvolveu uma sistema onde o cliente faz
aquisições sem precisar sair da rede. A transação pode ser finalizada quando o
consumidor comenta “comprar” em uma das fotos das lojas cadastradas. Para
comprar ou vender, no entanto, é preciso que lojista e cliente se associem ao
sistema Arco tanto o perfil no Instagram
quanto suas contas no Paypal. A
compra facilitada ocorre porque o sistema liga automaticamente as contas do
Paypal dos clientes às das lojas. Destaco
10 grandes empresas que apostam no twitter:
10 grandes
empresas que usam o Twitter
Dell e Starbucks
As duas empresas utilizam o twitter para manter seus clientes
informados sobre ofertas, promoções e lançamentos.
ComCast e JetBlue
Fazem do twitter uma espécie de SAC. Não é exclusivo mas oferece uma
alternativa de suporte ao cliente.
South West Airlines e Whole Foods
Se aproximam dos clientes através do twitter, participando ativamente de
discussões.
Ford e Samsung
As duas empresas aproveitam o twitter para publicar novidades sobre a
empresa e produtos, embora o profile da Ford pareça estar abandonado.
Kodak
Já a Kodak usa o twitter para promover o blog da marca, divulgando e discutindo os
posts com os seguidores.
Forrester Research
O twitter
da Forrester é uma alternativa para quem quer se manter atualizado sobre as
discussões mais quentes no site da empresa.
Aplicativos de pesquisa
para celular ganham mercado
Estudos mostram que mecanismo de busca conhecidos estão perdendo lugar
para programas que tem a mesma função em smartphones
e tablets. A Google ainda mantém a
hegemonia com mais de dois terços desse ‘mercado, segundo do Pew Research buscas e E-mails correspondem a 92% das
atividades na rede social.
São mais de 2 milhões de aplicativos de dão corpo a indústria de
dispositivos móveis, a mudança no comportamento do internautas que estão
trocando uma busca globalizada pela pesquisa de nichos.
Os usuários buscam aplicativos para focar nas buscas específicas, 84% do
uso do celular são representados pelos Apps.
Marketing Mobile
Utilizado para definir ações de marketing através de celulares ou
dispositivos móveis, permitindo a interação do consumidor com as marcas em
qualquer momento e em qualquer lugar, hoje estar online não significa estar em
frete ao computador.
85% preferem ficar sem água
a ficar sem Apps no celular
A pesquisa indica que 72% dos usuários de smartphones utilizam pelo menos 10 aplicativos por dia, enquanto 2%
afirmam utilizar mais de 50.
Operadoras de celulares
Mesmo sem ter um smartphone é
possível atualizar as informações na maioria das redes, operadoras de celulares
já tem um sistema de SMS para atualizar a sua página na rede social, é só
enviar a mensagem para um número específico, e ela aparecerá atualizada em sua
rede social.
Código QR
É um código de barras bidimensional que pode ser interpretado por
celulares equipados com câmera. Esse código pode ser convertido em texto, número,
URI, etc.
Os códigos são comuns em propagandas, cartões de visita e revistas, pois
ajudam a inserir dados para facilitar a interação do consumidor com a marca.
A importância da Internet para a Sociedade Contemporânea
A partir do ano de 2000, a Internet
tornou-se algo fundamental e de grande importância para o dia-a-dia da
população brasileira e mundial. As grandes massas passaram a importar tudo o
que era manual para o virtual.
De uma forma assustadora, tudo o que antes era demorado, cansativo e
trabalhoso, passou a ser resolvido em apenas alguns cliques.
É estranho imaginar que há 13 anos, vivíamos de uma maneira
completamente diferente, considerada "arcaica" pela nova geração,
porém em um piscar de olhos tudo se transformou. Cartas deram lugar aos
e-mails, telefones e bips deram lugar aos celulares e chats de conversas
on-line, a comunicação social e interpessoal, passou a ser substituída pelas
redes sociais onde as pessoas expressam suas opiniões, compartilham informações
e até mesmo iniciam suas vidas amorosas.
Sem dúvidas, a Internet é
indispensável nos dias de hoje, o trabalho, o estudo e a "vida" estão
dentro de uma simples máquina, que indubitavelmente facilitou muito o cotidiano
de todos. Há quem diga que a Internet
individualizou cada ser humano, tornando-os mais frios em diversos aspectos,
até mesmo viciados. Mas segundo grande parte dos usuários, a Internet possui mais benefícios do que
desvantagens.
A Internet também trouxe novas
descobertas, além de ser uma fonte de conhecimento, passou a ser um verdadeiro
shopping virtual, hoje grande parte dos usuários adquirem os mais diversos
produtos através dela. Roupas, calçados e até equipamentos eletrônicos, oferecendo
grande conforto e rapidez para quem não tem tempo de sair e fazer suas compras.
Além disso, ela não poderia deixar de oferecer entretenimento, hoje é
possível assistir e gravar filmes e séries, jogar vídeo games ouvir e baixar
músicas de uma maneira fácil rápida, substituindo os famosos e
"antigos" CDs.
Portando, o uso da Internet
tornou-se muito importante para a sociedade contemporânea, seus adeptos
cresceram e crescerão cada vez mais, pois sua utilização nos dias atuais é útil
e preciso para a realização das mais diversas tarefas, conectando nações e
pessoas de uma maneira rápida e eficaz.
A influência das redes
sociais no ambiente corporativo
Podemos notar que a Internet
está se tornando cada vez mais colaborativa e o atual ambiente de encontro
entre as pessoas migrou para era digital.
Sabemos que este novo veículo nos possibilita descobrir infinitas
novidades, conhecer diversas culturas e ficar por dentro de tudo que acontece
no mundo em tempo real, apesar de suas centenas de qualidades a Internet também pode ser crucial para os
internautas, principalmente no âmbito corporativo.
Atualmente existem diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outros), um candidato a
uma vaga de emprego deve tomar muito cuidado com o que é divulgado em seu
perfil, pois, geralmente antes de convidar um candidato para uma entrevista
pessoalmente o entrevistador busca nas principais redes sociais descobrir qual
é o perfil daquele candidato e sua conduta, quais seus hobbies e preferencias
para que ao entrevista-lo possa analisar se tudo que foi dito realmente é
verdade. O mesmo pode acontecer com um profissional que em um momento de
estresse posta uma reclamação das atividades que executa na empresa ou em um
momento de descontração posta uma foto em horário de trabalho, essas atitudes
devem sempre ser pensada antes que cause algum prejuízo a si próprio.
É importante estar ciente que muitas vezes gestores estão de olho nas
redes sociais de seus colaboradores e algo que ofenda a moral da empresa ou do
gestor pode causar até uma justa causa dependendo do que é publicado.
Existe uma rede social própria para perfis profissionais e que
atualmente está em alta, o Linkedin é
uma rede social com fonte de pesquisa muito útil. Usada para pesquisar pessoas
que farão parte da sua seleção ou até para encontrar profissionais que já
trabalharam com você e vão participar da entrevista. Porém, não cometa o erro
de enviar um convite pelo Linkedin
para pessoas que você pesquisou. Esse tipo de atitude afeta negativamente o seu
processo de recrutamento.
Pesquisa indica que falar sobre política, publicar fotos sensuais ou
fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira" podem
prejudicar relações no trabalho.
O site IG convidou alguns especialistas para informar o que deve-se
evitar postar nas redes sociais para preservar a vida pessoal e o emprego. Leia
abaixo as 13 dias:
"- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser
evitado quando colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. Ao criticar
a empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o profissionalismo e a
fidelidade à empresa.
- Não postar fotos sensuais
As fotos íntimas devem ser
compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a imagem do
profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta regra se
aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da academia.
- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações
estratégicas põe em risco o emprego do profissional e também algum projeto no
qual a companhia esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em
um novo projeto da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não
parecer reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras
áreas. No entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta
informação e a situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional
assina um termo de sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não
vaze assuntos confidenciais para concorrentes.
- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
Caso o trabalho não esteja
diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado
durante o expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se
divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e
estressante que a semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é
sexta-feira” ou “Chega meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados
como uma reclamação em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório.
Se realmente este for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro
com o superior, para manter um diálogo transparente e não transmitir um
sentimento de insubordinação ou até mesmo preguiça.
- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
O apropriado é que fotos
que possam comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os
amigos mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se
possível, não se deixe fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de
eventos para os quais apenas alguns colegas de trabalho foram convidados.
- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na
rede social, tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente
para compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso
contrário, pode-se forçar uma intimidade que não existe.
- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são
adicionadas às redes sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem
de lidar. Com colegas de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente
não se possui muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a
assuntos que não envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura
e crença de ninguém, o melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como
religião ou política.
- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não
significa que você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A
relação deve ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai
encontrá-lo de novo e sua atitude pode criar uma situação desconfortável para
ambos.
- Não cometer erros de português
O ambiente virtual permite
que a linguagem seja mais descontraída, mas isso não significa que é aceitável
esquecer as regras gramaticais ou usar palavrões.
- Não falar mal de empregos e chefes anteriores
Esta atitude pode
prejudicar o profissional futuramente.
- Mantenha sua identidade
Para finalizar, o uso
moderado das redes sociais não pode significar a perda total da sua identidade
nas ferramentas. Usar sabiamente o Facebook, Twitter ou outras redes pode até
beneficiar as relações profissionais."
Mídias e Mercado
"Possuir um site institucional nos
tempos de hoje é o mínimo que uma empresa pode fazer para que o seu público a
encontre. Porém, os tempos mudaram, e as ferramentas também. Sites são
diferentes de redes sociais. Dificilmente alguém entra no site de uma marca
todos os dias, já nas redes sociais, sim. Portanto, uma marca que quer ser
lembrada precisa estar próxima do público, ou seja, nas redes sociais."
(Convertte web Intelligence)
Uma das marcas mais famosas e e interativas da
internet é o Ponto Frio, que possui um perfil super interativo no twitter, no
qual aumentou suas vendas em 1,5 milhões de reais no ano de 2012.
O social media da marca utiliza de vocabulários
e acontecimentos momentâneos para promover links de produtos de forma
espirituosa e divertida. *Segue em anexo exemplos que vou explicar na hora*
Com o enorme crescimento das redes sociais, mais
especificamente twitter e Facebook, até as empresas mais fechadas e sérias
estão aderindo ao perfil interativo e cômico, como por exemplo o Itaú.
De 2012 a 2013 o Facebook, como maior rede
social do mundo, teve um crescimento de 13% no ano, em média de 47 milhões de
usuários por dia e o twitter 40% no ano, somente contando computadores desktop,
sem mobile, 15 milhões de usuários.
Conclusão
Concluímos que com avanço tecnológico a internet proporcionou a
sociedade grandes conhecimentos culturais e diversão. Os jovens atualmente
necessitam estar conectados com o mundo, buscar novas experiências, dialogar
com os amigos, e de certa forma publicar fatos ocorridos durante o seu dia.
As redes sociais atualmente permitem diversão aos internautas, mas pode
ser uma ferramenta negativa no âmbito profissional, cuidados devem ser tomados
ao publicar fotografias, frases, compartilhamentos entre outros fatores que podem
acabar ofendendo a gestão ou empresa onde o indivíduo trabalha ou deseja
trabalhar.
Podemos observar que as empresas passaram a trabalhar com a divulgação
nas redes sociais através do Marketing Digital possibilitando ao público um
melhor relacionamento entre ambas as partes. Independente do ramo de atividade
da empresa é notável a participação delas em meios de comunicação como Fan Page, Twitter, Instagram, LinkdIn, esse
fato agrega para crescimento da empresa.
Comércios, bancos, fast food e
outros buscam manter contato diariamente com seus clientes para melhorar a
imagens e vantagens da empresa.
Referências bibliográficas:
http://vilamulher.terra.com.br/o-jovem-brasileiro-nas-redes-sociais-11-1-69-516.html
http://www.dm.com.br/texto/116270
Livros:
Cores na Mídia, Luciano Guimarães
Mídia e Cultura, Luciano Guimarães
Trabalho elaborado por:
Ana Flavia Miranda
Caique Viana
Gercy Melo
Gustavo Vendito
Henrique Caporal
Luana Araújo
Lucas Fais
Thiago Pomarico
Trabalho elaborado por:
Ana Flavia Miranda
Caique Viana
Gercy Melo
Gustavo Vendito
Henrique Caporal
Luana Araújo
Lucas Fais
Thiago Pomarico