terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ambiente e Adaptação

A humanidade desde seu primórdio ontológico até seu maior auge contemporâneo sobressalta aspectos pragmáticos sobre comportamento e vínculo de inclusão social, ou propriamente dito em peculiaridade sobre determinado grupo desenvolvente de afinidades próximas e tabus feitos. Este tipo de requerimento instala-se nas mais variadas classes sociais onde se envolvem padrões de uso habitual e por vezes elaborado em um objetivo momentâneo.

Pode desenvolver-se desde festas até eclosão particular onde o ser humano adapta-se à facetas comportamentais abrangendo características pelo próprio grupo de forma indireta e tergiversante, através de gestos, tipos de roupa ou comportamentos que se expandem em paráfrases imperativas daquela mesma afinidade.

A humanidade desde o tempo na História antiga está adaptada a seguir um estereotipo de vida mais simples e insuscitável pela maioria. Como Freud explica, o tabu é um ponto demarcado em cada sociedade, onde nela se vêem diferentes tipos de comportamento que levam à um mesmo objetivo: a aceitação.

Usando bases como Durkheim, Westermarck, Levi-Strauss e observações próprias, o indivíduo necessita da aprovação de pessoas que lhe são próximas para obter sua auto-suficiência em seu próprio ser. Embora uns menos e outros mais, o diálogo e o leque racional sobre o interesse em quaisquer relações sociais é um ritmo ambivalente e sociológico que também se desenvolve na aproximação recíproca do grupo ou na ambivalência entre gostos pressupostos por cada personalidade.

O indivíduo tende a se encaixar em grupos onde se sinta bem e confortável, para assim criar um padrão entre o que pode dizer ou não em sua linha social; assim adaptam-se em cada ambiente.

Estão em constante mudança, assim como tantas uni valências que passaram pela História e Filosofia, o ser humano nunca é o mesmo todo o dia, mas por questões de essência que envolve a atitude instintiva humana, o ambiente e seu grupo social sempre atuarão no comportamento tabelado; por mais deslocado que o indivíduo se sinta quando individualmente.

Os padrões estão lá de forma inerente à sociedade antropologicamente adaptável aos padrões visionários e acomodativos que este fragmento passionário e filosófico explicitamente não expõe.